Já planejou 2019?

É muito comum antes mesmo do ano acabar que façamos nossa listinha de metas para o próximo ano, na maioria das vezes pensando em metas pessoais. Que tal fazer essa mesma lista de metas para seu negócio, como se fosse um planejamento de onde quer chegar? Vamos explicar por onde começar!

1. Reveja seu ano anterior, reflita sobre o que precisa mudar e como realizar essas mudanças

Se estiver na dúvida de como planejar o ano, faça esse exercício de reflexão. Verifique os aprendizados do ano anterior, analise criteriosamente os dados e informações da sua empresa no que diz respeito as receitas, despesas, clientes, colaboradores, etc. A partir disso, defina novas metas para o ano e trace planos para atingi-las. Você pode ter metas de produtividade, organização, quantidade de clientes, faturamento, etc.

2. Organize suas finanças e trace suas metas financeiras

Esse é um ponto fundamental, porque alguns de seus objetivos podem depender diretamente da saúde financeira da sua empresa. Sua meta pode ser crescer mensalmente X%, ou então, um faturamento anual de R$ Y.

Para controlar essas informações, você pode utilizar planilhas do Excel ou do Google, que poderá acessar de qualquer lugar ou softwares na nuvem. Estipule um gasto mensal para cada área da empresa de acordo com suas metas, assim terá um custo estimado por mês e saberá quanto precisará faturar.

3. Defina quais serão as suas metas do ano

Para facilitar a análise, você pode dividir suas metas por departamentos: administrativo, comercial, compras, financeiro, marketing, pessoal, recursos humanos, etc. Algo muito relevante é ter bem definido os valores e o propósito da sua empresa, para que suas metas e objetivos estejam alinhados a eles.

4. Quebre seus objetivos em metas específicas com prazos determinados

Transforme seus objetivos em metas SMART, que é uma abreviação para 5 critérios:

a. S (específico): quanto mais específica for sua meta, melhor. Por exemplo, colocar como meta “faturar mais” não é algo específico e você pode acabar não alcançando o resultado desejado. Por isso, tente responder as perguntas abaixo:

O que você deseja alcançar exatamente?
Quando isso irá acontecer?
Você precisará da ajuda de outras pessoas? Quais pessoas?
Quais são as condições obrigatórias para atingir essa meta?

No caso da meta “faturar mais”, ficaria da seguinte forma:

O que você deseja alcançar exatamente? Um crescimento anual, dividido em metas mensais.
Quando isso irá acontecer? As pequenas metas, todos os meses. A meta principal em 31/12/2019.
Você precisará da ajuda de outras pessoas? Quais pessoas? Sim, preciso que minha equipe esteja alinhada para entregar a melhor experiência para os nossos clientes.
Quais são as condições obrigatórias para atingir essa meta? Conquistar mais clientes ao longo do ano.

b. M (mensurável): agora chegou o momento de pensar em números. Isso estimula o cérebro e dessa maneira poderemos avaliar e fazer eventuais ajustes no nosso plano para alcançar as metas definidas.

Responda as seguintes perguntas para mensurar a sua meta:

Quanto é o resultado esperado da minha meta? (ex.: um crescimento de 10% em 2019)
Quanto tempo será necessário para realizá-la? (ex.: 11 meses, com início em 01/02/2019 e término em 31/12/2019)

c. A (atingível): é preciso que as metas sejam alcançáveis! Isso porque, caso elas sejam grandes demais, você pode se desestimular no meio do caminho e desistir. Por isso, analise o ano anterior e utilize essas informações como base para os próximos passos.

d. R (relevante): para ser relevante, sua meta precisa estar alinhada com os valores e propósito da sua empresa e com onde deseja chegar, só assim terá fôlego para perseverar quando bater aquele desânimo.

e. T (temporal): as metas precisam ser temporais, ou seja, terem prazo de início e fim. Os prazos são importantes, pois dão senso de urgência em nossas ações e evitam que as coisas sejam deixadas para depois.

5. Defina suas prioridades, o que pode ser delegado e o que pode ser excluído

Não adianta centralizar todas as ações se você não entende de assuntos específicos ou não tem tempo para cuidar de de todos eles. Isso apenas prejudicará o desempenho da sua empresa e dificultará o alcance de suas metas. Faça um bom processo de seleção, treine seus colaboradores com frequência, delegue tarefas e projetos e foque no que melhor sabe fazer.

6. Não deixe as pequenas conquistas passarem em branco

Elas são o resultado e progresso da sua jornada até seu objetivo principal. Celebre cada conquista, isso promove mais consciência e dá ânimo para continuar em frente.

7. Mantenha sua rotina organizada e com foco nos seus objetivos

Use calendários, no papel ou no celular, para não perder nenhum compromisso, nem suas metas de vista. Defina as prioridades do dia, semana e mês e reserve um período para avaliar e caso necessário, mudar o rumo do seu negócio a fim de atingir suas metas.

Isso o ajudará a gerenciar melhor seu tempo ao longo do ano, evitando a procrastinação. Busque também utilizar como apoio ferramentas de produtividade e organização.

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