Atualmente é difícil imaginar nosso cotidiano sem as telas. Pare para pensar: desde o momento em que acorda até a hora de dormir sua interação com a tecnologia se dá por telas e controles remotos.
A tecnologia de interação por toque chegou no Brasil há alguns anos e em pouco tempo dominou o mercado – hoje elas estão em celulares, televisores, tablets, lousas, carros, etc – e claro que a automação residencial não fica de fora, já que o controle e integração dos ambientes e dispositivos da sua residência pode ser feito por smartphones e tablets.
Levando em consideração esse cenário, como será a vida sem elas? Por mais incrível que possa parecer, já conhecemos seu substituto e ele está ganhando cada vez mais força em todo o mundo: os comandos de voz.
Toda inovação surge a partir da necessidade de um grupo de pessoas e assim como as telas touch facilitaram e muito nossa experiência relacionada a diversos dispositivos, os comandos de voz chegaram para tornar nossa vida ainda mais prática e tendem a evoluir muito nos próximos anos.
Afinal, vamos pensar na rotina, é mais fácil desbloquear o celular, abrir o WhatsApp e digitar uma mensagem ou apenas dizer “ok Google, envie uma mensagem para minha mãe”?
A mesma lógica funciona para a casa: antes só acionávamos interruptores, hoje acrescentamos a tecnologia touch e portátil ao gerenciamento do lar e no futuro, faremos tudo isso por comandos de voz, “conversando” com nossa casa.
Parece futurístico, não? Porém, essas funcionalidades já estão disponíveis e podem ser adaptadas a sua casa e rotina, ao solicitar, por exemplo, que o sistema de automação acenda ou apague as luzes, marque um compromisso na agenda do seu smartphone, reproduza sua música preferida ou mude a temperatura do ambiente.
E aí, está pronto para um futuro sem telas touch?
Se quiser ler mais a respeito, já falamos um pouco sobre os dispositivos com assistente pessoal por comando de voz nesse post.