A atração, captação e retenção de clientes já foi tema de diversos posts, tanto em nossas mídias sociais, quanto aqui no blog. Por que será que é tão difícil satisfazer os clientes de forma a fidelizá-los e torná-los “vendedores” da sua empresa através de comentários positivos e indicações?
Vamos falar da tríade do custo-benefício, a maneira assertiva de fisgar as pessoas interessadas em suas soluções e/ou serviços.
Atendimento
A forma como você prospecta e contacta seu público e como interage com seus clientes é fundamental para determinar o nível de satisfação deles. Por isso, é importante utilizar ferramentas e gerenciar seu tempo para tornar todo contato o mais claro e agradável possível.
Antecipe as necessidades dessas pessoas, formulando perguntas e se preparando para as respostas. Além disso, uma boa organização da sua agenda pode permitir que esteja presente sempre que necessário. Ter um horário de atendimento flexível também pode ajudar bastante na hora de se destacar.
Pense bem! Passar por uma reforma na casa pode ser estressante e ter uma pessoa que responda dúvidas e solucione problemas de forma simples e prática, antes mesmo deles passarem pela cabeça do cliente, é um fator decisivo.
Uma boa ferramenta para te ajudar é o WhatsApp Business, próprio para empresas.
Qualidade
Fornecer soluções e/ou serviços de qualidade são requisitos essenciais para todas as empresas de todos os segmentos. Mas afinal, como entregar qualidade ao seu cliente?
Existem dois princípios simples que você pode aplicar e verá resultados quase imediatos.
O primeiro deles é oferecer aos clientes as mesmas soluções e materiais que colocaria em sua própria casa ou projeto, bem ao estilo “faça para os outros o que você gostaria que fizessem para você”.
O outro princípio decisivo é o detalhismo, ser detalhista é a diferença entre um profissional mediano e um excelente. Cuide para que os ambientes, além de funcionais e esteticamente compatíveis com os moradores da casa, atraia olhares devido aos cuidados com os detalhes.
Essa dica também contribui para os outros elementos da tríade, já que expressar cuidado aos detalhes vai deixar seu atendimento ainda melhor e seu olhar ainda mais apurado para enxergar as possibilidades e estimular sua criatividade para a elaboração do projeto.
Investimento
Esse tópico pode causar estranheza, mas nós explicaremos à você, já que essa é a chave para que seu público escolha você ao invés da vasta concorrência do mercado que está inserido. Não estamos falando de preços baixos, estamos falando do retorno sobre o investimento que será realizado.
Comece pontuando quais são os benefícios e vantagens que um cliente tem ao contratar seus serviços, quais problemas você irá solucionar e vá além! Exponha qual o retorno do seu trabalho em curto, médio e longo prazo.
O importante é que, ao colocar todas as variáveis na balança, seus serviços tenham um bom retorno quando comparado ao que foi investido.
Para te ajudar a fazer essa análise, você pode aproveitar o momento para avaliar não só as suas forças, mas também todos os aspectos do seu negócio. Conheça aqui a análise SWOT, em uma explicação super simples do Sebrae.
A automação residencial pode te ajudar a potencializar cada um desses fatores da tríade, combinando preparo, atenção aos detalhes do projeto, necessidades dos clientes e um notável retorno sobre investimento.
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