Imagine controlar diversos equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e suas respectivas e diversas funções por comandos de voz de qualquer ambiente da casa. Ou então, abrir e fechar a porta da sua residência utilizando biometria facial. Imaginou? E que tal receber no seu smartphone antes de sair do trabalho, uma lista de compras feita pela sua geladeira com todos os ingredientes que estão faltando para preparar sua receita predileta no jantar? Essas situações cotidianas parecem vindas de um filme de ficção, mas muitas delas já serão possíveis de serem vivenciadas nas casas brasileiras ainda em 2020!
Já estão disponíveis no mercado soluções inovadoras que facilitarão e tornarão mais prático o dia a dia das famílias, bem como os cuidados com os diversos ambientes de uma casa e com as tarefas realizadas em cada um deles. Os mercados de Internet das Coisas (IoT), casa inteligente e automação residencial vêm crescendo exponencialmente e dentro de alguns anos veremos residências completamente conectadas, mudanças completas no cotidiano das pessoas, em menor e maior escala, e na experiência de “morar”.
Com a integração de um sistema de automação residencial e um assistente pessoal de comando de voz, podemos, por exemplo, acionar e controlar a iluminação e os ares-condicionados da casa, abrir e fechar as cortinas, persianas e/ou venezianas motorizadas do apartamento e reproduzir playlists direto do smartphone no som ambiente da residências. Novos eletrodomésticos também estão chegando com funções incríveis de conectividade e inteligência artificial. Com a ajuda de uma rede de internet residencial robusta, será possível controlar as funções da lavadora de roupas, do robô aspirador de pó, além monitorar a casa em tempo real através das câmeras de segurança.
A utilização de fontes de energia renovável e não poluentes também é uma tendência em crescimento no mundo todo e em breve poderemos presenciar um aumento no número de residências que geram a própria energia elétrica, utilizando geradores eólicos e/ou solares. Existem, por exemplo, sistemas inteligentes que permitem transferir energia elétrica das baterias do seu automóvel para sua casa e vice versa, tornando o uso da eletricidade mais inteligente.
É certo que nos próximos anos teremos um grande aumento na tecnologia empregada nos itens que utilizamos diariamente, desde produtos pessoais até soluções para empresas e cidades que terão a função de tornar nossa vida mais prática, automatizar serviços e processos cotidianos e utilizar a energia de forma mais eficiente.
Post escrito por nossa parceira, Giovanna Falconi, proprietária da GIF Arquitetura. Acesse o site e confira o trabalho dela!