Qual a iluminação certa para minha cozinha?

A cozinha sempre foi um dos ambientes mais importantes para as famílias brasileiras. Nela preparamos as refeições do dia a dia, fazemos reuniões em família e pequenas pausas para tomar aquele cafezinho gostoso. Por isso, nada melhor do que ter uma iluminação adequada nesse ambiente que utilizamos tanto.

É fato que devemos priorizar sempre a iluminação e ventilação natural, mas sabemos que isso nem sempre é possível, devido ao layout do imóvel, ao posicionamento em relação ao sol, etc. Sendo assim, seguem algumas dicas de como utilizar melhor a iluminação artificial:

A primeira dica se refere a cor da lâmpada. Geralmente, em ambientes que desenvolvemos algum tipo de trabalho, como na cozinha, costumamos utilizar luzes brancas, pois elas aumentam o contraste dos objetos e nos deixam mais atentos e focados nas tarefas que estamos realizando. No entanto, se a sua cozinha for integrada à sala, é possível utilizar luzes neutras para criar uma integração melhor entre elas.

De forma geral, podemos posicionar uma luminária composta por lâmpadas com potências suficientes para iluminar toda cozinha e outras mais pontuais acima da bancada de trabalho ou embaixo dos armários, para que não haja sombra na hora de preparar os alimentos.

Quando houver uma mesa ou balcão na cozinha, é possível incluir uma iluminação decorativa, utilizando, por exemplo, pendentes (lembre-se sempre de manter uma distância de pelo menos 75 cm entre a mesa ou balcão e o pendente, para ter um espaço mais agradável para realizar suas refeições).

Com essas e outras dicas, ficará mais fácil distribuir a iluminação na sua cozinha e poder desfrutar de um ambiente mais agradável, prático e funcional.

Post escrito por nossa parceira, Giovanna Falconi, proprietária da GIF Arquitetura. Acesse o site e confira o trabalho dela!

Compartilhar

Pesquisar