O sucesso de negociações depende da capacidade do vendedor de aplicar as táticas de vendas corretas para cada cliente. Pensando nisso, selecionamos algumas premissas que podem ajudá-lo a vender.
- Ouça o cliente
Quando você está vendendo um produto inovador e interessante, é comum começar um bate-papo e se exceder nas explicações. Inicialmente, o mais importante é ouvir o cliente para entender seus desejos e necessidades e identificar oportunidades.
- Entenda sobre o que está oferecendo
Além de saber identificar oportunidades e ter as táticas de venda na manga, é essencial que saiba exatamente o que está dizendo, tenha segurança ao informar quais são as etapas do projeto, sugerir soluções de acordo com a realidade do mercado e do cliente, além de citar as tendências e a acessibilidade dos serviços.
- Venda soluções, não as especificações técnicas dos produtos
Muitas pessoas acham que os clientes adquirem um produto ou serviço porque ele tem características atraentes, então fazem uma lista e apresentam os aspectos técnicos dos mesmos, mas raramente isso chama a atenção. Pelo contrário, na maioria dos casos os interessados sequer conhecem os termos mais específicos, querem simplesmente resolver o problema que possuem naquele momento.
Sendo assim, o consumidor está mais ligado ao resultado daquela compra e em como o serviço impactará na sua vida ou no seu negócio.
O foco da venda deve ser mostrar qual é a solução que aquele dispositivo pode oferecer. Lembre-se, o intuito de qualquer produto ou serviço é solucionar um determinado problema.
- Aposte na ética e na confiança
Suas chances de fechar o negócio aumentam quando você cria um relacionamento, mesmo que estritamente profissional, com seus possíveis clientes. Todos nós somos muito mais propensos a comprar de empresas nas quais temos confiança. Você consegue isso ao trabalhar a sua autoridade, agindo de maneira ética e transparente 😉
- Esteja disponível em momentos decisivos
Por se tratar de uma solução de alto valor agregado, estar disponível no período de dúvida é fundamental para melhorar os resultados da venda.
Mostrar que está presente e preocupado com as reações do cliente, transmite comprometimento em proporcionar uma boa experiência ao consumidor, intensificando o relacionamento com o cliente e aumentando as chances de conversão.
- Venda fechada, missão cumprida?
Não, ao fechar o negócio a venda não acabou! O verdadeiro trabalho se dá após o término dos serviços. É de extrema importância ter um canal pós-venda de qualidade e um suporte ativo junto aos clientes.
Lembre-se que a experiência do cliente é a chave para gerar negócios subsequentes e indicações para o seu empreendimento.
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